segunda-feira, 18 de agosto de 2014

3ª atividade de Língua Portuguesa: Textos Jornalísticos e sinais de transito - formação gramatical das palavras, ortografia e pontuação.

Comunicação e Trânsito

Sinalização e significado 

 

 

Conhecer, entender e respeitar a sinalização de trânsito são ingredientes básicos para a harmonia da convivência na via pública. A interpretação equivocada dos sinais pode remeter não só ao seu descumprimento, mas a um comportamento perigoso, que coloca em risco os outros usuários da via. Por isto a sinalização obedece a padrões internacionais, adaptados à legislação de cada país. Como a linguagem, entretanto, comporta significados diferentes, a depender do contexto em que é utilizada, não é raro nos depararmos com situações pitorescas, como a da foto acima, em que os ocupantes do veículo pensam ter obedecido à placa de indicação.


Quando você cruza os braços, levanta a sobrancelha, escreve uma carta, balança as mãos, fala, gesticula está interagindo com o mundo e com os demais a sua volta, isso é se comunicar.
A comunicação é essencial para a convivência humana. O trânsito não foge a essa regra, é um ambiente, onde pequenas falhas na comunicação podem trazer grandes conseqüências. Na crônica abaixo ,exemplifico alguns erros de comunicação relacionados ao trânsito.
Trocadilhos           Maurício estava inconformado. Foi sempre um cidadão honesto e agora estava numa delegacia, sendo acusado de tráfico de drogas. Uma senhora havia feito a denúncia. Os policiais procuraram em seu carro e em sua casa. Porém, não acharam nenhuma droga.
A senhora que fez a denúncia foi chamada à delegacia para confirmar sua acusação na frente de Maurício. O delegado perguntou a ela:
- É esse o indivíduo que você diz ser traficante?
- Ele mesmo delegado. Escutei quando ele disse que trabalhava para melhorar o tráfico.
Maurício, ao ouvir, apesar de sua situação, não conseguiu segurar o riso. Soltou uma gargalhada.
- Está rindo do que, cidadão?
- Desculpe. Mas é muito engraçado. Esta senhora deve ter me ouvido falar que trabalho para melhorar o tráfego. Minha função é essa. Sou engenheiro de tráfego, delegado.
O delegado ficou furioso com a responsável pela acusação e pediu mil desculpas para Maurício.
Trocadilhos iguais a esse são comuns no nosso dia-a-dia. Alguns acontecem com tanta freqüência que muitas vezes nem percebemos. A troca de faixa por pista, por exemplo. Ouvimos a toda hora pessoas falando que mudaram de pista, que preferem andar na pista da esquerda ou da direita. Parece normal. Até porque muitos desconhecem as nomenclaturas usadas no trânsito.
No entanto, amigos leitores, existe um trocadilho que dói ao ouvi-lo. E olha que já ouvi de muitas pessoas instruídas. Inclusive em telejornais. Tenho lido este trocadilho também em crônicas e em artigos.
Outro dia, num artigo, ele estava na seguinte frase: “Os pedestres devem andar na passarela para não correr risco de vida”.
O que esse escritor quis dizer?
É recomendável andar na passarela? Ou não? Eu prefiro evitar o risco de morte.

TIPOS DE LINGUAGEM
Linguagem Verbal
Há várias formas de comunicação. Quando o código usado é a palavra, oral ou escrita, dizemos que está sendo utilizado a linguagem verbal. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. Linguagem Não Verbal
 
A Linguagem Não Verbal é aquela que utiliza outros códigos de comunicação, que não são as palavras, como:  as placas e sinais de trânsito, a linguagem de sinais, a linguagem corporal, uma imagem, a expressão facial e outros. 
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
O ser humano, ao viver em conjunto, utiliza vários códigos para representar seus pensamentos, sentimentos, desejos e ações. 
Para haver comunicação, alguns elementos são essenciais:
Emissor: é o que envia uma mensagem, o remetente. Pode ser uma pessoa, uma empresa, um canal de televisão, um site na internet e outros.
Mensagem: o que é transmitido, o conteúdo.
Receptor: é o destinatário da mensagem, para quem a mensagem foi enviada. Pode ser uma pessoa ou um grupo.
Código: meio pelo qual a mensagem é transmitida: fala, escrita, gestos, imagens. 
Canal: meio pelo qual a mensagem pode circular: TV, internet, rádio, jornal, revista, folheto, folder e o próprio ar.
Contexto: é a situação na qual emissor e receptor estão inseridos.
Através desses pontos apresentados acima, a linguagem irá adquirir diversas funções: a de emocionar, informar, persuadir, fazer refletir, dentre outras.
1) Função Referencial ou Denotativa
Transmite informações reais, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o assunto ao qual a mensagem se refere.
No dia 11 de maio de 2011, foi lançada em vários países do mundo, A Década de Ações para a Segurança no Trânsito, 2011-2020, cujo objetivo é reduzir em 50% as vítimas da violência viária.
2) Função Expressiva ou Emotiva
Está focada no emissor, reflete seu estado de ânimo, seus sentimentos e emoções. Pode vir acompanhada de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
A criança pedia aos prantos à mãe morta, caída no asfalto, atropelada por um motorista bêbado:- Acorda mãe! Acorda! Vamos pra casa!
3) Função Apelativa ou Conativa
Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. É comum o uso de vocativos e verbos no imperativo. É a linguagem usada nas propagandas, nos discursos e nos sermões.
Previna-se! Use o cinto de segurança nos bancos da frente e de trás do automóvel!
4) Função Poética
É aquela que põe em evidência a forma da mensagem. O escritor, procura fugir das formas habituais de expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade. 
            Motorista obedeça            Sempre a sinalização,Para não perder o controleDo seu carro e condução.
5) Função Fática
Focada no canal, tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Aparece geralmente em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, sem dúvida, claro, não é mesmo? entende? Ou nas fórmulas de cumprimento: Bom dia! Tudo bem?
6) Função Metalinguística
 Ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

           Sinalização de trânsito explicando a sinalização de trânsito.
Em um mesmo texto, ou campanha educativa de trânsito, podem aparecer várias funções da linguagem. Porém, geralmente há uma que é predominante.


Assista os videos abaixo e responda as atividades propostas:

Linguagem verbal e não verbal.

exemplos de linguagem verbal e não verbal.

Linguagem não-verbal - Placas de trânsito.

Frase, oração, período e termos essenciais da oração


Exercícios sobre Linguagem Verbal e Não Verbal - Mista

Questão 1: Existem diferentes tipos de linguagem. A fala, o gesto, o desenho, a pintura, a música, a dança, o código de trânsito, tudo isso é linguagem. Vimos também que a linguagem pode ser verbalnão-verbal ou mista, e que aqueles que participam do processo de interação por meio da linguagem são chamados de interlocutores. O que produz a linguagem é chamado de locutor, e o que a recebe, de locutário. Baseado nessas noções iniciais, responda em seu caderno às atividades propostas abaixo, de acordo com sua série.
 
1. Que tipo de linguagem - verbal, não-verbal ou sincrética (mista) - é utilizada na tirinha? Justifique.
2. Observe a linguagem não-verbal nos dois primeiros quadrinhos. Que contraste há entre a expressão corporal do filho e a do pai?
3. Observe a tela do computador do pai no segundo quadrinho e responda: por que o pai não esboça nenhuma reação à trágica notícia trazida pelo filho?
4. Que emoções estão expressas no rosto do filho no primeiro e no terceiro quadrinho?
5. O pai demonstra alguma emoção ou sentimento no quarto e quinto quadrinho?
6. O filho usa a forma verbal "está" numa conversa informal com seu pai. Esse uso está coerente com a situação comunicativa? Justifique.
7. O que provoca o humor na tirinha?
8. Baseado na fala do pai no último quadrinho, responda: o que é mais importante para ele? Explique.
9. Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter). Baseado nisso, responda:
a) Que rede social está presente na tirinha?
b) Antes que o pai citasse esse nome, de que outra forma você foi capaz de identificá-la?
c) Se o leitor não conhecesse essa rede social, seria capaz de compreender o humor presente no texto?
Fonte: http://blog.educacaoadventista.org.br/

Questão 2: Observe a imagem abaixo e responda:
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a) opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.
Questão 3
Tirinha Garfield, de Jim Davis
Tirinha Garfield, de Jim Davis
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.

EXERCÍCIOS

1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nesta situação, podemos dizer que o canal é: 
a) o pai 
b) a filha 
c) fios de telefone 
d) o código 
e) a fala 

2. Assinale a alternativa incorreta: 
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado. 
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código. 
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números 
etc. 
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras. 
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens. 

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque: 
a) não dominava os signos 
b) não dominava o código 
c) não conhecia o referente 
d) não conhecia o receptor 
e) não conhecia a mensagem 

4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é: 
a) o código que ele utiliza 
b) o canal que ele utiliza 
c) quem recebe a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o assunto da mensagem 3

5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “Felipe está na hora de acordar”. O que está destacado é: 
a) o emissor 
b) o código 
c) o canal 
d) a mensagem 
e) o referente

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