terça-feira, 19 de agosto de 2014

4ª atividade de Língua Portuguesa: Artigos de opinião e sinais de transito - formação gramatical das palavras, ortografia e pontuação.


01. Assista o seguinte vídeo abaixo:


Acentuação Gráfica e a Ocorrência de Crase

A Língua Portuguesa é uma das poucas que faz uso dos sinais de acentuação gráfica e isso acontece por dois motivos principais:
  • para identificar a sílaba tônica (a que tem a pronúncia mais forte na palavra);
  • para sinalizar a sonoridade da vogal, no caso de aberta ou fechada.
Os tipos de sinais são:
  • Acento Agudo (´): identifica as vogais tônicas de algumas palavras (normalmente produzindo o som de vogal aberta, como em mártir, anéis ou anzóis;exceção: parabéns, que se pronuncia com som de acento circunflexo).
  • Acento Grave (`): exclusivamente usado para sinalizar a ocorrência do fenômeno da crase. Veja que uma coisa é o acento grave e outra coisa é a crase.
  • Acento Circunflexo (^): identifica a vogal tônica fechada (como no caso de gênero, tênue, cômico) ou a vogal tônica a nasal (no caso de lâmpada, cântico).
  • Til (~): indica a nasalidade de algumas vogais sem que as mesmas passem a fazer parte de sílaba tônica (cidadão, cristã, cristão, órfão, pães, refrão).

Vamos a alguns exemplos de palavras que levam o acento agudo:
Bálsamo, mártir, anéis, bélico, célebre, anzóis, cólera, fósforo -----> Note que as vogais A, E e O quando sinalizadas pelo acento agudo produzem o som aberto. Já no caso das vogais I e U isso não faz diferença: Açaí, Baú.
Porém, existem algumas palavras que recebem acento agudo mas são pronunciadas como se tivessem acento circunflexo. É o caso das palavras Mantém, contém, parabéns...


Já as palavras com acento circunflexo:
Cândido, pândega, pêndulo, gôndola -----> Note que o som produzido pelas vogais acentuadas pelo acento circunflexo são de anasalado (vogal A) e fechado (vogais E e O) Somente as vogais A, E e O sofrem a ação do acento circunflexo. As vogais I e U, não.


Alguns exemplos de vogais sinalizadas por Til:
Estão, refrão, alemães, pães, artesãos, comilões, limões, órfão -----> O til é um acento de nasalidade, e torna tanto a vogal A quanto a vogal O anasaladas. Mas repare que nem sempre a sinalização da vogal a torna tônica. É o caso da palavra órfão, que tem acento agudo no Ó para designar sílaba tônica e também til no Ã para que fique com o som anasalado.


O acento grave e a ocorrência da Crase:
A crase é um fenômeno que resulta da junção da preposição A com o artigo A. Por isso, só se usa o acento grave (sinalizador da crase) em palavras do gênero feminino.

Exemplo 1: a palavra Casa.
Casa é um substantivo feminino. Portanto, leva o artigo A: A Casa.
Quando quero utilizar o verbo Ir, por este ser um verbo transitivo indireto, ele pede o uso de uma preposição.
Exemplo 2: Ir a algum lugar. Sempre quando se vai, se vaia algum lugar.
Quando digo que vou à casa de alguém,ocorre o fenômeno da crase, porque o verbo ir (vou) pede preposição (A) e o substantivo feminino casa pede o artigo feminino A.

A frase ficaria assim, então: Vou a a casa de minha amiga.
Tem dois "A" na frase acima. A preposição e o artigo. Nesse caso, transforma-se os dois "A" em um só e, para sinalizar que são dois "A" em um só, escreve-se ele assim: À.
A frase fica dessa forma: Vou à casa de minha amiga.

Agora, uma breve explicação porque NÃO ocorre crase quando se usa substantivo masculino:
Exemplo: O apartamento. (substantivo masculino, artigo masculino "O").
Verbo Ir (pede a preposição "A").
Ao juntar esses dois elementos em uma frase, fica assim: Vou a o apartamento da minha amiga.
Junta-se então o "A" com o "O" e não precisa transformar duas letras em uma, como ocorre com ("A"+"A"="À"), pois são duas letras distintas para a preposição ("A") e para o artigo ("O")
A frase correta é : Vou ao apartamento da minha amiga.


Atividades:

Eu Não o Conheci


     Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa, é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.
     Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.
Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.
     Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.
     Eu tinha um filho e agora não tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:
     Fica comigo. Só um pouquinho, pai.
     Eu não podia; mas a babá ficou com ele.
     Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.
(Osvaldo França Júnior)

* Observação: Todas as questões de acentuação  devem seguir as mudanças previstas na reforma ortográfica.

01. Questão- A partir do texto, justifique a acentuação das seguintes palavras:

a. conhecê-lo ..........................................................................................................

b. ausência..............................................................................................................

c. paletó ..................................................................................................................

d. rápido .................................................................................................................

02. Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - hifens - juri
b) ritmo - item - lapis
c) album - biquini - polen
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - seminu - molestia

03. Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____ merenda escolar que é distribuída gratuitamente _____ todas as crianças.
a) à - à - à 
b) a - à - a 
c) a - à - à 
d) à - à - a 
e) à - a - a

04. “Ele foi ___ cidade; dirigiu-se ___ referida pensão e aí, pondo-se ___ vontade, pediu ___ criada um farto
cozido ___ portuguesa”:
a) à – à – a – a – à
b) à – a – a – a – à
c) a – a – a – à – à
d) à – à – à – à - à
e) à – a – a – à - à

05. “____ esperança jamais _____ de acabar enquanto você tiver forças para vencer ____ decepções, e muita
energia para superar ____ dificuldades ____ que todos estamos sujeitos:
a) A – há – as – as – a
b) À – há – às – as – à
c) Ha – a – as – as – a
d) A – há – às – as – à
e) A – a –  as – às – à

 06. Passe as palavras sublinhadas para o plural e faça as devidas alterações:
a. Ela crê em Deus.
....................................................................................
b. Ele não tem medo de nada.
....................................................................................
c. Ele se esqueceu de algum hífen.
....................................................................................
d. O bom cidadão mantém sua educação.
...................................................................................

07. Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) jiboia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (passado), obte-las, tabu

8. Releia o texto e responda as seguintes questões: O texto de Osvaldo França Júnior é uma narrativa ficcional, no entanto ela pode ser aplicada à vida real? sim ou não? por quê?   



02. Assista o seguinte vídeo abaixo:



Para que servem os sinais de pontuação

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo.
Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
Vejamos aqui alguns empregos:
1. Vírgula (,)
É usada para:
a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu.
Nessa oração, a vírgula separa os verbos.
b) isolar o vocativo: Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
c) isolar o aposto: O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.
d) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto:
1. Uma vontade indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipação de complemento verbal)
2. Nada se fez, naquele momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial)
e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
f) separar os nomes dos locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.
g) isolar orações adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que esperava.
 
2. Pontos

2.1 - Ponto-final (.)
É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:
a) Não quero dizer nada.
b) Eu amo minha família.
E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.
 
 
2.2 - Ponto de Interrogação (?)


O ponto de interrogação é usado para:

a) Formular perguntas diretas:

Você quer ir conosco ao cinema?
Desejam participar da festa de confraternização?

b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação:

O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
Não esperava que fosse receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (surpresa)
 Qual será a minha colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa)
Esse sinal de pontuação é utilizado nas seguintes circunstâncias:

a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto:

Iremos viajar! (entusiasmo)
Foi ele o vencedor! (surpresa)
Por favor, não me deixe aqui! (súplica)
Que horror! Não esperava tal atitude.  (espanto) 
Seja rápido! (ordem)

b) Depois de vocativos e algumas interjeições:

Ui! que susto você me deu. (interjeição)
Foi você mesmo, garoto! (vocativo)
c) Nas frases que exprimem desejo:
Oh, Deus, ajude-me! 

Observações dignas de nota:
* Quando a intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe:
Que que eu posso fazer agora?!

* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note:
Não!!! – gritou a mãe desesperada ao ver o filho em perigo.  
É usado para:
a) separar itens enumerados:
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
4. Dois-pontos (:)
É usado quando:
a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala:
Ele respondeu: não, muito obrigado!
b) se quer indicar uma enumeração:
Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.
5. Aspas (“”)
São usadas para indicar:
a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)
b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.
6. Reticências (...)
São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando:
a) (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
b) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
7. Parênteses ( )
São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de vírgulas).
8. Travessão (–)
O travessão é indicado para:
a) Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:
- Quais ideias você tem para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
b) Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses:   
Precisamos acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.
Não aja dessa forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
c) Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra:
O prêmio foi destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada. 
Gostaria de parabenizar a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.


EXERCÍCIOS SOBRE PONTUAÇÃO
1. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do anunciado:


a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;
b) alguns pesquisadores,que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;
c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;
d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;
e) por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.

2. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula
b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.

3. Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:
a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) não sabia, por que todos lhe viravam o rosto;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, por que não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.

4. Assinale o trecho sem erro de pontuação:

a) vimos pela presente solicitar de V.Sas., que nos informe a situação econômica da firma em questão;
b) cientificamo-lo de que na marcha do processo de restituição de suas contribuições, verificou-se a ausência da declaração de beneficiários;
c) o Instituto de Previdência do Estado, vem solicitar de V.Sa. o preenchimento da declaração;
d) encaminhamos a V.Sa., para o devido preenchimento, o formulário em anexo;
e) estamos remetendo em anexo, o formulário.


5. Assinale as frases em que as vírgulas estão incorretas:
a) ora ríamos, ora chorávamos;
b) amigos sinceros, já não os tinha;
c) a parede da casa, era branquinha branquinha;
d) Paulo, diga-me o que sabe a respeito do caso;
e) João, o advogado, comprou, ontem, uma casa.


6. Observe:
1) depois de muito pedir ( ) obteve o que desejava;
2) se fosse em outras circunstâncias ( ) teria dado tudo certo;
3) exigiam-me o que eu nunca tivera ( ) uma boa educação;
4) fez primeiramente seus deveres ( ) depois foi brincar;

Assinale a alternativa que preencha mais adequadamente os parênteses:
a) (;) (,) (:) (;);
b) (,) (;) (:) (;); 
c) (,) (,) (:) (;);
d) (?) (,) (,) (:);
e) (,) (;) (.) (;).

7. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:
I - Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.
II - A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranqüilo.
III - E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.
IV - Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.

a) I - IV;   b) II - III;    c) II - IV;   d) I - II;     e) I - III.

8.A frase: “O assunto desta reunião - voltou a afirmar o presidente - é sigiloso”.
Quais das alternativas apresentam as possibilidades corretas dentre as numeradas de I a V?

I - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente...) é sigiloso.
II - O assunto desta reunião (voltou a afirmar o presidente) é sigiloso.
III - O assunto desta reunião, voltou a afirmar o presidente, é sigiloso.
V - O assunto desta reunião: voltou a afirmar o presidente: é sigiloso.

a) I, II, III, IV, V;     b) II, IV;     c) I, III, V;     d) I, IV, V;      e) II, IV, V.

9.Em seguida vai um pequeno trecho de Machado de Assis, pontuado de diversos modos. Só uma vez a pontuação estará de acordo com as normas gramaticais. Assinale-a:
a) homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar;

b) homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
c) homem gordo não faz revolução.
d) homem gordo não faz revolução: o abdômen e naturalmente, amigo da ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar;
e) homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir um império mas há de ser, antes do jantar.


10. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Como amanhã será o nosso grande dia ___ duas coisas serão importantes ___ uma é a tranqüilidade ___ a outra é a observação minuciosa do que esta sendo solicitado”.
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula;
b) vírgula, vírgula,vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.

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