GEOGRAFIA:
- Lugar a nossa geografia: O conceito de lugar, um dos principais da geografia, está ligado a espaços que nos são familiares e que fazem parte da nossa vida. Desde a infância, começamos a construir e organizar nosso próprio espaço e a conhecer o espaço das pessoas com as quais convivemos. A princípio, nos familiarizamos com a nossa casa para mais tarde explorar outros ambientes, como a rua onde moramos, o caminho para a escola, para o centro da cidade, para cidades próximas ou mais distantes. Dessa maneira vamos construindo a nossa própria "geografia" ou a nossa geografia individual.
- Durante a nossa vida, podemos mudar de lugar várias vezes. Cada mudança exige que passemos por um processo de adaptação, sem, no entanto, perder nossa identidade, que está ligada ao nosso lugar de origem.
- Portanto, o conhecimento geográfico não é exclusivo de geógrafos e cientistas. Envolve também as impressões que vamos adquirindo à medida que nos relacionamos com os lugares que compõem o espaço que nos rodeia.
- Espaço: geográfico: um conjunto de lugares O nosso lugar não é uma realidade isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes aspectos naturais, que passaram por vários processos históricos. Esses lugares estão unidos por uma complexa rede de relações políticas, econômicas e sociais. A esse conjunto de lugares e suas relações com outros lugares denominamos espaço geográfico.
- Um espaço diferenciado e bastante modificado: O espaço geográfico é diferenciado, pois resulta de um passado histórico, da densidade demográfica, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.
- Paisagem: o retrato dos lugares que compõem o espaço geográfico Se estivermos viajando de avião, a uma altitude não muito elevada, teremos ampla visão da porção do espaço geográfico que estamos sobrevoando. Em uma região bastante transformada pelo homem, poderemos perceber, entre outras coisas, campos cultivados, pastagens, cidades grandes, médias ou pequenas, ligadas por uma rede de rodovias e ferrovias. Todos essas realizações humanas ocupam as mais variadas formas de relevo, cortadas por rios e lagos. Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico *Elementos naturais: relevo, clima, vegetação, rios, oceanos. *Elementos culturais: plantações, cidades, estradas, indústrias e outras realizações da sociedade.
ATIVIDADES:
01. Qual o objeto de estudo da Geografia?
(A). Interpretação de Mapas.
(B). Descrição dos Lugares.
(C). Observação da Paisagem.
(D). Estudo do Espaço Geográfico.
(E). Saber todos os nomes de países e capitais.
02. Assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem.
(A). Paisagem representa o que ouvimos de um determinado lugar.
(B). Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.
(C). Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar.
(D). Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.
(E). Paisagem representa apenas os aspectos sociais e humanizados de um determinado lugar.
03. Onde surgiu o conhecimento Geográfico?
(A). No mundo Árabe.
(B). Na América.
(C). No Brasil.
(D). Na Grécia Antiga.
(E). Nos Estados Unidos.
04. Leia o fragmento da música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica utilizada:
SAMBA DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim
Eparrê
Aroeira beira de mar
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
(A). CARTOGRAFIA, o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que podemos representar em mapas.
(B). ESPAÇO GEOGRÁFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja, nosso Espaço Sideral.
(C). PAISAGEM, a partir da dimensão do perceptível, que é delimitado pela visão, o compositor descreve o seu lugar.
(D). REGIÃO, os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
(E). TERRITÓRIO, pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos sociais diferentes.
05. A partir do conceito de REGIÃO, assinale a opção CORRETA:
(A). O Conceito de Região na Geografia refere-se à porção do espaço que agrupa elementos diferentes.
(B). Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço em regiões, sem nenhum critério anteriormente estabelecido.
(C). Para estudar todos os países do mundo não precisamos regionalizar as informações, podemos estudar todos os dados geográficos juntos.
(D). O conceito de região é menor que a escala local, e maior que a escala nacional.
(E). Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias, ou seja, semelhança entre seus elementos.
06. Assinale a opção INCORRETA em relação às características da Paisagem:
a) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
b) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos vêem de um determinado local.
c) As paisagens mudam.
d) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
07. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) Rodovia, edifícios e represa
b) Geleira, floresta e conjunto de montanhas
c) Hidrelétrica, cidade e lago
d) Cachoeira, lago e loteamento
08. O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.
a) Rodovias e legislação
b) Hidrelétricas e praias
c) Fluxo de comunicação e fluxo de informação
d) Fábricas e fluxo de informação
09. Assinale a opção INCORRETA em relação as características do Espaço Geográfico:
a) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
d) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
10. Leia o trecho da música Paisagem da janela, de Beto Guedes, e responda ao que se pede:
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja um sinal de glória
Vejo um muro branco e no voo um pássaro
Vejo uma grade e um velho sinal.
Mensageiro natural, de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava deste temporal...
De acordo com o trecho da música, assinale a alternativa que contém apenas elementos culturais.
a) “...no voo um pássaro...”
b) “...Vejo uma igreja um sinal de glória...”
c) “...de coisas naturais...”
d) “...Quando eu falava dessas cores mórbidas...”
HISTÓRIA:
O
ofício do historiador.
- Da
origem da humanidade ao surgimento do Estado.
Pré-História

Apesar da variação quando a exatidão de data, a Pré-História inicia há aproximadamente 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos.
Características: o estilo de vida nômade fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.
O termo Pré-História é utilizado para fins de periodização, isso porque a História começa com o surgimento do primeiro ser humano. Povos ágrafos, ou seja, sem escrita, é um dos termos utilizado por alguns estudiosos ao fazerem referência ao período.
A Arqueologia e a Paleontologia estudam esse período a partir dos fósseis e de instrumentos, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana.
Quanto a origem do ser humano, há duas principais vertentes: o Criacionismo e o Evolucionismo.
- O Criacionismo: concepção religiosa, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino.
- O Evolucionismo: concepção ciêncífica, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.
O evolucionismo não defende a ideia de que o ser humano evoluiu do macaco.
Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes.
As principais etapas da evolução humana são:
- Australopiteco: ancestral mais antigo do ser humano.
- Homo Habilis: inventou as primeiras ferramentas.
- Homo Erectus: Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador.
- Homo Sapiens Neanderthalensis – ou Homem de Neandertal: já tinha preocupações espirituais e noção da morte.
- O Homo Sapiens: Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente.
A Pré-História foi dividida em três fases (de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas):
- O Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras - os seres humanos eram nômades - viviam da caça e da coleta - abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas - Nas cavernas surgiram pinturas denominadas de arte rupestre, com reprodução de cenas de caça - o fogo representa uma descoberta muito importante desse período.
O uso do fogo para preparar alimentos desempenhou um papel importante na transformação física humana.
O fato de a carne cozida ser mais fácil de mastigar do que a crua tornou desnecessárias as mandíbulas potentes e dentes enormes.
- O Neolítico (Idade da Pedra Polida): Os indivíduos deste período aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados - a agricultura e a criação de animais - o ser humano tornou-se sedentário. Surgiram as comunidades fixas, ou aldeias, compostas de cabanas rodeadas por uma cerca protetora - vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio.
O conjunto significativo de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas resultantes do surgimento da agricultura, é denominado revolução agrícola ou revolução neolítica.
- Idade dos Metais: último período da Pré-História - o primeiro metal utilizado foi o cobre. De início, era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze, que é um metal mais duro.
História Antiga (Egito, Mesopotâmia e o povo Hebreu)
Civilizações orientais: Egito, Mesopotâmia, hebreus, fenícios, persas. Onde Egito,Mesopotâmia e os Hebreus eram civilizações da crescente férteis, hidráulicas e tinham o modo de produção asiático, onde o governo lhe dava terras e cabia ao escolhido da terra produzir e plantar para o governo. Já os fenícios tinham importância marítima e comercial, os persas, brevidade e riqueza. Lembrando que todos esses pertenciam a antiguidade Oriental
Egito:
Política: Faraó, uma espécie de Deus vivo, ele era o dono de todo o estado, onde ele sedia terra a quem quisesse e quando quisesse, onde teriam que pagar impostos coletivos que seriam pagos em produtos ou serviços para o estado egípcio.
Economia: Agricultura de consumo e exportação, eram muito desenvolvidos e tinham sistema de irrigação.
Evolução política:
- Antigo Império:Arquitetura, pirâmides e canais de irrigação
- Médio Império:Invasão dos Hicso,povo nômade que invadiu o Egito usando metal cavalo e carro de guerra que depois da invasão aceitaram a entrada pacifica dos hebreus, para trabalhar na agricultura.
- Novo Império: Faraó Amenófis IV: reforma religiosa, criando o monoteísmo (Deus Aton) e tentou diminuir a influencia política dos sacerdotes. Neste império sai amenófis e entra Tutankamon.
Renascimento saíta: Grande crescimento econômico e estabilidade política.
Cultura:
- Religião: politeísta, acreditavam em vários deuses, e antropozomórfica, os deuses eram a maioria metade homem metade animal, as vezes só homem (faraó) e as vezes só animal(gatos).
- Escrita: Hierogrífica, dividida em hierática e demótica, onde a hierática era escrita sagrada onde faraó e sacerdotes escreviam e a Demótica, conhecida como a escrita popular.
1822/23: Champollion e a pedra roseta, pedra encontrada em uma expedição ao Egito onde foram encontradas os símbolos da escrita egípcia, como se encontrassem o nosso alfabeto.
- Arquitetura:
- pirâmides: Túmulos dos faraós.
- Mastabas: Túmulos dos nobres.
- Hipogeus Horizontais: túmulos de alguns faraós.
- Hipogeus Verticais: Túmulos coletivos dos pobres.
- Medicina:
- Mumificação: Acreditavam na imortalidade da alma.
- Dissecação: Dividiam o corpo humano para estudos
- Trepanação: cirurgia ucraniana, onde furavam o crânio para fazê-la
Mesopotâmia (Atual Iraque):
Características geográficas:
fácil acesso, grande fertilidade, fácil escoamento do produto, região disputada por povos da África como aos sumérias, acadianos, elamitas, caldeus, assírios... etc.
- Primeiro império babilônico: Hamurábi(primeiro código jurídico da história, código de 282 artigos,basicamente o código tinha como principio: olho por olho e dente por dente (lei do talião)]
- Segundo império babilônico:Nabucodonosor, fez o jardim suspensos da babilônico e a torre de babel
- Império Assírios: Intenso militarismo, extrema crueldade, grandes matanças
Cultura:
- Religião:Politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses.Cósmica ou seja o cosmo, o espaço era muito conhecido por eles, tinham vários calendários.
- Arquitetura: tinham templos e palácios chamados zigurats
- Escrita: Cuneiforme.
Hebreus (atual Israel):
Períodos: Patriarca, período em que eles eram nômades, não tinham líderes políticos; Juizado, Primeiros líderes políticos dos hebreus; Monarquia, Fase áurea e da decadência.
História deles começa com Abraão (pai), Sara(mulher de Abraão) e Hagar(empregada), Abraão e a mulher viviam na Mesopotâmia até que ele escutou uma voz "divina" .-. falando da terra prometida, Abraão e sua mulher queriam ter um filho mas sua mulher era estéril até que por acaso, ele conseguiu um filho Isaque só que antes a mulher de abraão deixou ele pagar a empregada Hagar, ele teve o filho Ismael. Isaque teve mais dois filhos: Esaú e Jacó onde, Jacó teve mais 12 filhos, onde o caçula foi vendido pelos irmãos por falar que um dia seus irmãos estariam ajoelhados a ele e pedindo ajuda.
José foi levado como escravo no Egito onde na prisão era conhecido como desvendar sonhos, até que um dia o rei sonhou e José foi chamado e disse para o rei que terão 7 anos de colheita e 7 de seca, com isso ele foi transformado em um ministro.
7 anos depois, os filhos que restaram de Jacó foram pedir ajuda ao Egito, onde encontraram seu irmão, ele pediu para ver seu pai, e pediu autorização para o rei para trazer seu povo para trabalhar na colheita do Egito, nesta época o Egito estava dominado pelos hicsos onde os egípcios não trabalhavam corretamente para prejudicar os dominantes (hicsos)
Com muitos anos passados os egípcios como os escravos dos hicsos os egípcios só estavam esperando a hora certa para fazer uma revolta quando isso ocorreu, os egípcios perceberam que os hebreus estavam em grande número e os escravizaram para eles não tomarem seu poder, onde cada criança nascida se fosse do sexo masculino ela era assassinada se mulher, mantida.
Foi numa dessas que certa vez nasceu um homem e a mulher como não queria que o filho fosse assassinado pelos egípcios resolveu colocar o bebê em uma cesta e jogar ao Nilo, mas o menino foi encontrado logo depois pela filha do faraó que não tinha bebê então ela adotou a criança que cresceu como um "rei" essa criança passou a se chamar Moisés, quando adulto Moisés sempre sentia na pele pelo sofrimento dos hebreus mas não sabia o porquê foi quando ele assassinou um homem por maltratar o hebreu, então como na época era olho por olho e dente por dente, Moisés teve que se exilar para que ele não fosse assassinado.
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Marcada com flechas vermelhas( não pontinhadas) está o suposto caminho feito pelos hebreus quando saíram do Egito. (clique na imagem para ver em tamanho ampliado) |
No lugar onde Moisés estava escondido ele encontrou uma mulher que dizia ser a mãe dele, para confirmar Moisés perguntou a sua mãe adotiva sobre a história do Nilo, e ela confirmou, foi quando ele se sentiu obrigado a salvar seu povo (hebreu) da escravidão dos egípcios e leva-los para a terra prometida, o chamado êxodo dos hebreus que foi a saída dos hebreus da escravidão egípcia.Mas Moisés morreu no caminho sem completar sua tarefa e em seu lugar venho Josué que reintroduziu os hebreus a terra prometida, ao chegarem lá, formaram um território comandado por Reis.
Reis:
Saul: Tirano, Ditador, déspota;
Davi: Democrático
Salomão: Sábio, rico, construiu o primeiro templo de Jerusalém
Roboão: Uma anta, governou de forma péssima causando a cisma e a diáspora.
- Cisma: separação do território em 12 tribos: 10 ao norte e 2 ao sul
- Diáspora: Dispersão dos hebreus pelo mundo.
Religião: Monoteísmo(judaísmo, que é o monoteísmo mais antigo da história,que originou o Cristianismo e o islamismo)
Festas Hebraicas:
- Pascoa: comemoram o êxodo
- Pentecostes: comemoram o decálogo (10 mandamentos)
- Tabernáculos: comemoram a diáspora
ATIVIDADES:
01. História é a ciência que estuda:
a) Acidentes históricos e geográficos do planeta
b) Fundamenta-se somente em documentos escritos
c) Os acontecimentos do passado dos homens,utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou
d) O presente para prever o futuro da humanidade
e) A casualidade dos fenômenos físicos e sociais com base no espiritismo.
b) Fundamenta-se somente em documentos escritos
c) Os acontecimentos do passado dos homens,utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou
d) O presente para prever o futuro da humanidade
e) A casualidade dos fenômenos físicos e sociais com base no espiritismo.
02. A sedentarização do ser humano foi possível graças:
a) Ao desenvolvimento das atividades extrativas
b) Ao desenvolvimento das atividades agrícolas e da pecuária
c) Ao desenvolvimento do artesanato
d) Ao desenvolvimento industrial
e) À construção de reservatório de água que favoreciam a agricultura.
a) Ao desenvolvimento das atividades extrativas
b) Ao desenvolvimento das atividades agrícolas e da pecuária
c) Ao desenvolvimento do artesanato
d) Ao desenvolvimento industrial
e) À construção de reservatório de água que favoreciam a agricultura.
03. Em relação a civilização egípcia, é correto fazer a seguinte afirmação:
a) A economia foi, durante toda a antiguidade, baseada na coleta e na caça
b) Os trabalhadores, na sua maioria, eram homens livres que cultivavam a própria terra
c) A existência do monoteísmo facilitava o controle do Faraó pelos sacerdotes
d) A escrita cuneiforme nasceu em função das necessidades práticas da contabilidade dos templos
e) O poder manifestava-se pelo exercício de uma administração centralizada que controlava todos os aspectos da vida egípcia
a) A economia foi, durante toda a antiguidade, baseada na coleta e na caça
b) Os trabalhadores, na sua maioria, eram homens livres que cultivavam a própria terra
c) A existência do monoteísmo facilitava o controle do Faraó pelos sacerdotes
d) A escrita cuneiforme nasceu em função das necessidades práticas da contabilidade dos templos
e) O poder manifestava-se pelo exercício de uma administração centralizada que controlava todos os aspectos da vida egípcia
04. As primeiras civilizações encontraram dificuldades para superar seus medos diante dos fenômenos da natureza. Nesse sentido,valeu a criatividade e a capacidade de invenção. Com relação aos egípcios, podemos salientar que:
a) Encontraram situação mais favorável que os outros povos do Oriente Próximo,porém não conseguiram destaque abaixo ao autoritarismo dos faraós
b) Construíram diques e canais que facilitaram a exploração de técnicas agrícolas indispensáveis para a sobrevivência
c) Restringiram-se ao campo da arte, tendo construído obras arquitetônicas e monumentais, como pirâmides
d) Foram hábeis artesãos embora na arte privilegiassem a pintura com técnicas e sua arte
e) Deixou-se dominar por uma religiosidade que os impediu de desenvolver suas técnicas e sua arte.
a) Encontraram situação mais favorável que os outros povos do Oriente Próximo,porém não conseguiram destaque abaixo ao autoritarismo dos faraós
b) Construíram diques e canais que facilitaram a exploração de técnicas agrícolas indispensáveis para a sobrevivência
c) Restringiram-se ao campo da arte, tendo construído obras arquitetônicas e monumentais, como pirâmides
d) Foram hábeis artesãos embora na arte privilegiassem a pintura com técnicas e sua arte
e) Deixou-se dominar por uma religiosidade que os impediu de desenvolver suas técnicas e sua arte.
05. A importância histórica de Amenotep IV, faraó egípcio durante o chamado Novo Império, esta no fato de ter:
a) Promovido uma revolução religiosa ao instaurar um culto monoteísta
b) Resistido a invasão militar de uma grande aliança asiática liderada pelos hicsos
c) Patrocinado a construção das pirâmides de Gizé
d) Expandido o domínio político menfita aos territórios da Líbia e da Etiópia
e) Realizado uma revolução social que eliminou a escravidão dos lavradores.
a) Promovido uma revolução religiosa ao instaurar um culto monoteísta
b) Resistido a invasão militar de uma grande aliança asiática liderada pelos hicsos
c) Patrocinado a construção das pirâmides de Gizé
d) Expandido o domínio político menfita aos territórios da Líbia e da Etiópia
e) Realizado uma revolução social que eliminou a escravidão dos lavradores.
06. A agricultura na mesopotâmia,das mais importantes da antiguidade, caracterizava-se:
a) Pelo ritmo da produção em função das cheias do Rio Nilo
b) Pelo emprego do trabalho animal,especialmente do cavalo e do camelo
c) Pelo uso de uma tecnologia mais sofisticada,com emprego de adubos minerais
d) Pelo alto índice pluviométrico, que favorecia constantemente as colheitas
e) Pela fertilidade do solo associada a qualidade da mão de obra
a) Pelo ritmo da produção em função das cheias do Rio Nilo
b) Pelo emprego do trabalho animal,especialmente do cavalo e do camelo
c) Pelo uso de uma tecnologia mais sofisticada,com emprego de adubos minerais
d) Pelo alto índice pluviométrico, que favorecia constantemente as colheitas
e) Pela fertilidade do solo associada a qualidade da mão de obra
07. O mais antigo código de leis escrito,cuja característica é a “pena de Talião”, isto é, “Olho por olho,dente por dente” é chamado de:
a) Código Deuteronômio
b) Código de Hamurabi
c) Código sumeriano
d) Leis draconistas
a) Código Deuteronômio
b) Código de Hamurabi
c) Código sumeriano
d) Leis draconistas
08. As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo,Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) Terem desenvolvido um intenso comercio marítimo,que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas
b) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizam e controlavam a produção de cereais
c) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes,da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social
d) Possuírem baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
a) Terem desenvolvido um intenso comercio marítimo,que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas
b) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizam e controlavam a produção de cereais
c) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes,da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social
d) Possuírem baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
09. O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:
a) Passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais;
b) Ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza;
c) Adoraram a idéia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus;
d) Abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia;
e) Conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades próprias dos homens.
a) Passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais;
b) Ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza;
c) Adoraram a idéia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus;
d) Abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia;
e) Conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades próprias dos homens.
10. Assinale a alternativa que corresponde à questão:I. Embora a Palestina tenha sido teoricamente dividida entre as tribos hebraicas, a tribo de Levi, por ser destinada às funções sacerdotais, não possuía um território específico.
II. As lutas ofensivas e defensivas contra os povos que haviam se instalado na Palestina levavam os hebreus à unificação política.
III. A historiografia moderna admite que os poderes dos juízes hebreus restringiam-se a pequena parte da Palestina e não ao país em sua totalidade.
a) Se I, II e III forem corretas.
b) Se I, II e III forem incorretas.
c) Se apenas I e II forem corretas.
d) Se apenas I e III forem corretas.
e) Se apenas II e III forem corretas.
II. As lutas ofensivas e defensivas contra os povos que haviam se instalado na Palestina levavam os hebreus à unificação política.
III. A historiografia moderna admite que os poderes dos juízes hebreus restringiam-se a pequena parte da Palestina e não ao país em sua totalidade.
a) Se I, II e III forem corretas.
b) Se I, II e III forem incorretas.
c) Se apenas I e II forem corretas.
d) Se apenas I e III forem corretas.
e) Se apenas II e III forem corretas.
ENSINO RELIGIOSO:
O Homem e Sua Realidade:
O homem como ser biológico.
“Costuma-se atribuir á palavra homem duas origens. A primeira do grego ânthropos - que significa rosto de varão -, por oposição à palavra homem enquanto o indivíduo masculino, da espécie humana, e quer dizer: que tem valor, virtude e qualidade. Nessa concepção, homem distinguiu-se dos demais seres. A segunda, do latin humus, que significa terra.”
Estas são duas das varias visões que podemos ter do homem, ou seja para se analisar, ou estudar o homem, ou seja para analisar ou estudar o homem, é necessário observa-lo de várias maneiras.
Em pesquisa, observou-se que, detendo-se atentamente em seu aspecto biológico, teremos uma estrutura celular; se considerarmos a suas origens chegaremos as teorias fixistas e a do evolucionismo: observando-o pelo meio ambiente encontraremos a antropologia filosófica que determina esses seguintes pontos de classificação:
A Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura, interessando-se pelas idéias, pelas manifestações artísticas revelados no conhecimento a cerca das habilidades, das técnicas, das normas de comportamento e do modo de ser de cada comunidade;
A Antropologia Física: Estuda o homem desde a sua origem, evolução e diferenças, em tipo racial, abrangendo assim a paleontologia;
A Antropologia Social: Preocupa-se com as estruturas sociais, com a dos povos primitivos, com a das comunidades rurais, com a dos meios de vida urbanos. Em razão disso, investiga a família, o casamento, o divorcio e as formas de parentescos;
A Antropologia Estrutural: é a expressão usada por Claude Levis-Strauss para designar seu modo de compreender as coisas a antropologia , desvinculando-a do determinismo biológico e das generalizações de qualquer natureza;
A Antropologia Filosófica: procura refletir sobre a concepção do homem das diferentes períodos da história da comunidade e nas diversas filosofias.
Evolucionismo
A natureza muda e, assim como tal, o homem também, isso chama-se evolucionismo. Onde encontramos duas formas de se estuda: o heráclito e o demócrito. Heráclito idealizando que as espécies existentes são variações de espécies antecedentes; e o Demócrito, admitindo que a mateira seria formada por atómos, que as espécies teriam surgido umas das outras e que apenas sobreviveram aquelas que adquiriram meio mais adequado de adaptação.
No entanto foi com Lamark Darvin que as idéias evolucionistas foram sintetizadas, e tiveram seus postulados estudados cientificamente.
Jean Baptiste de Monet Lamark, criador da teoria da evolução gradual, onde se faziam 4 pontos:
Principio Vital, onde os organismos modificaram-se quando o meio ambiente lhes é desfavorável, procurando a todo custo, adaptar-se a nova situação
A função cria o órgão, que dizia que as mudanças na espécie são decorrentes do uso ou desuso de órgãos;
Geração espontãnea, cada espécie surge do “nada”;
Hereditariedade: as características adquiridas em suas estrutura e costumes, por um indivíduo durante a vida, são transmitidas hereditariamente a seus descendentes .
Dessas teses, apenas a referente a adaptação dos organismos ao meio ambiente circundante foram consideradas uma contribuição relevante.
Charles Robert Darwin, foi o criador do principio da seleção natural, ou seja, o ser maior sempre será superior ao menor, ou seja, “ o maior come o menor”.
Charles Darwin também defendia outras teses:
1. O mundo está em constante modificação; não é estático
2. A evolução ocorre gradualmente; não dar saltos
3. A evolução segue a linha comum; não existe geração expontânea
4. A evolução e seleção natural; não existe impulso vital.
Varios outros homens elaboraram suas teorias, exemplos deles são, Jacques Monod, que reconheceu a teoria da evolução de Darwin; Gregor Johann Mendel, que comprovou as teorias da hereditariedade; Thomas Hunt Morgan, que comprovou as idéias de Mendel, conseguindo mapear em cada uma das unidades cromossomicas, os genes a eles associados; James Dewey Watson e Francis Heny Compton Crick. Eles foram descobridores do código genético - DNA -, caractere de transmissão hereditária; Teilhard de Cardin, criador de mais um ponto nas teoris evolucionistas. A teleanomia externa, que informa a obediência da evolução, dos seres vivos, a um fim.
Fatos Psíquicos
A sensação, percepção, recordação, pensamento, etc, são os principais elementos que os fatos psíquicos se referem. Esses por sua vez são partes do interior de cada indivíduo. Os fatos psíquicos podem ser cognitivos, onde encontramos exatamente aos pontos citadas (percepção, recordaçõa, etc); ou da vontade, que são aqueles em que o indivíduo dá respostas as coisas conhecidas, seja para acolher ou repetir, sempre mediante atos voluntários (apetite, sede, intenção, etc).
Sensação: principal elemento psíquico, com que se trabalha de duas formas. Uma a percepção e a outra a imagem.
Percepção: é a capacidade que cada um tem de perceber o que está ao seu redor, e assim, responder à isto, que atinge a alguns de nossos órgãos de nosso sentido.
A imagem: e a captação direta de um objeto pela vista, ou qualquer outro órgão sensitivo. As propriedades da imagem são:
Intensidade: este depende do interesse de cada um para que a mesma seja mais intensa ou mais apagada;
Duração: é o tempo em que mantemos a imagem em nosso subconsciente guardada;
Afetividade: são as reações á que nos levam, as imagens, a sentirmos respostas diferentes a cada objeto, assim como alegria, tristeza ou indiferença;
Dinamismo: é a capacidade de que a imagem tem de quando invocada, apresentar-se acompanha de atitude, assim como esta frase: “Pesquei um peixe deste tamanho”.
Subjetividade: a imagem é produzida pelo sujeito, somente ele participa da experiência. Ela e pessoal e intransferível.
Convencional: e a memorização da imagem no tempo e no espaço, conforme cada indivíduo.
As imagens podem se apresentar nestas formas: Sensitivas, conforme a recepção ela pode ser visual, sonora, auditiva ou olfativa; Eidéticas, são imagens não visuais, que se criam na cabeça de cada um; Icônica, são imagens que rapidamente são esquecidas ou perdem detalhes; Fantásticas, são imagens que reproduzem a realidade em função dos desejos ou frustrações do sujeito; Ipnogôgicas, são aquelas que ocorrem quando se está dormindo. Às vezes, em face do realismo, são confundidas com alucinação.
Memória: é a faculdade que permite a representação das experiências vivenciadas pelo indivíduo, num determinado tempo concreto.
A recordação é o ato de atualização da memória. É ela que traz ao presente da consciência as vivências passadas, uma vez que a faculdade da memória são é apenas a fixação e conservação do passado, mas, sobretudo, a possibilidade do ato de recordá-lo.
Culturas
e Tradições Religiosas:
1. Caracterização geral do ensino religioso:
Hoje, o fenômeno religioso é a busca do Ser frente à ameaça do Não-ser. Basicamente a humanidade ensaiou quatro respostas possíveis com norteadores do sentido da vida além morte:
A Ressurreição
A Reencarnação
O Ancestral
O Nada
Cada uma dessas respostas organiza-se num sistema de pensamento próprio, obedecendo a uma estrutura comum. E é dessa estrutura comum que são retirados os critérios para organização e seleção dos conteúdos e objetivos do Ensino Religioso. Assim, na pluralidade da Escola brasileira, esses critérios para os blocos de conteúdos são:
Culturas e Religiões
Escrituras Sagradas
Teologias
Ritos
Ethos

2. Eixos organizadores do conteúdo no Ensino Religioso:
2.1- Culturas e Tradições Religiosas
- Conteúdos estabelecidos a partir de:
a. filosofia da tradição religiosa: a idéia do transcendente, na visão tradicional e atual:
b. história e tradição religiosa: a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos;
c. sociologia e tradição religiosa: a função política das ideologias religiosas;
d. psicologia e tradição religiosa: as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo.
2.2- Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais
- Conteúdos estabelecidos a partir de:
a. revelação: a autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo;
b. história das narrativas sagradas: o conhecimento dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos;
c. contexto cultural: a descrição do contexto sócio-político-religioso determinante na redação final dos textos sagrados;
d. exegese: a análise e a hermenêutica atualizada dos textos sagrados.
2.3 – Teologias
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. divindades: a descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas;
b. verdades de fé: o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa;
c. vida além morte: as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada.
2.4 – Ritos
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. rituais: a escrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos:
b. símbolos: a identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seu(s) significado(s);
c. espiritualidades: o estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo.
2.5 – Ethos
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. alteridade: as orientações para o relacionamento com o outro, permeado por valores;
b. valores: o conhecimento do conjunto de normas e cada tradição religiosa apresentado para os fiéis no contexto da respectiva cultura;
c. limites: a fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.
ATIVIDADES:
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